segunda-feira, 15 de julho de 2013

"Folha" publica sobre Bolsa de Valores e Balança Comercial

Hoje, dia 1º, a  Folha de S. Paulo trouxe em sua página principal duas notícias sobre economia. A primeira sobre a balança comercial e a outra sobre a queda da bolsa de valores. Esse tipo de informação aparece comumente nas capas de jornais e revistas, nas chamadas dos noticiários e informativos online, por fazer parte da área que mais move o país.

No entanto, esse tipo de informação passa completamente despercebido, tanto por ser de interesse extremamente restrito, quanto por sua complexidade, o que dificulta a compreensão do público.


Balança Comercial

O termo refere-se ao registro das importações e exportações de valores de bens (produtos) e de serviço (mão de obra) entre os países, medido respectivamente pela balança de bens e balança de serviços.

De acordo com a diferença que se tem entre o fluxo de importação e exportação desses valores em um determinado período, é calculado sua margem, marcando assim se há um superavit ou um defict na balança comercial. Leia mais


Bolsa de Valores

Diariamente comenta-se em vários meios midiáticos, principalmente os online, sobre a Bolsa de Valores.
Trata-se de um mercado financeiro organizado onde são negociadas principalmente ações de capital aberto. Capital aberto são títulos que representam partes legais de uma empresa, mais conhecidos como ações, que são negociáveis sem a necessidade de uma escrituração pública. Veja também: AçõesOpções.

Quando é publicado sobre a queda da Bolsa de Valores, trata-se do baixo valor que a ações são negociáveis. Por exemplo, se suas ações na bolsa está em alta e você as vendes, obtêm-se lucro, mas se estão em baixa, um prejuízo. Esse é um dos motivos do mercado ser bastante instável, onde pode-se ganhar ou perder muito dinheiro. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário