sexta-feira, 28 de junho de 2013

CPI - Comissão Parlamentar de Inquérito.

Fonte: Terra
Fonte: UOL
Durante a semana os meios de comunicação trouxeram publicações a respeito da implatação e do andamento da CPI dos transportes em São Paulo. No entanto, grande parte da população, que será a maior beneficiada, ou não, das decisões tomadas por ela, não sabe do que se trata.

A sigla CPI vem dos termos Comissão Parlamentar  de Inquérito e, de acordo com alguns pesquisadores e historiadores, não tem uma origem certa sobre sua criação mas, em todos os casos nasceram por meio da reivindicação do povo, que exigiam a investigações sobre algo que os tivessem prejudicando, assim como a punição dos responsáveis. Uma CPI é instaurada somente pelo Poder Legislativo que, através dessa, ouve depoimentos e toma informações diretamente para tomar providências sobre aquilo reivindicado. Leia mais.


Fonte: Folha de São Paulo
Fonte: G1
A CPI dos transportes em São Paulo irá analisar o custo do transportes público e e todos seus gastos. O tema a ser debatido pela comissão, que terá 120 dias para investigar e analisar as planilhas de gastos, entrou em questão após a onda de protesto que ocorreram, e a ainda vem acontecendo, durante as últimas semanas, sob liderança do Movimento Passe Livre (MPL), que buscava melhorias no transporte público, assim como a redução do preço das passagens. Leia mais.



Um comentário: